A água era um dos "cinco anéis" que estão na base das estratégias e táticas de luta de Musashi. Ele a escolheu porque é a mais flexível de todas as coisas na natureza, se adaptando instantaneamente e sem esforço a qualquer formato que encontrar. Além disso, a água se move na direção de menor resistência, sem qualquer esforço, e eventualmente supera até as barreiras mais poderosas. Musahi também observou que, quando os esforços são bloqueados e o progresso não pode ser alcançado devido a algum adversário, é necessário imitar a água que estava represada e, repentinamente , romper as barreriras com força e velocidade incríveis.

Para Musashi, a mente do samurai deveria ser "como a água", o símbolo da flexibilidade, capaz de mudar instantaneamente para se adaptar e tirar vantagem de qualquer circunstância. A flexibilidade estava, de fato, no centro de praticamente tudo o que Musashi fazia e ensinava. Ele foi muito além naquela época ao aconselhar seus discípulos a "serem" flexíveis nas lutas; ele disse que era necessário "absorver" a flexibilidade à mente assim como ao corpo, de maneira que ser flexível passasse a ser algo natural, que fluísse sem a necessidade do pensamento. Somente dessa maneira, pode-se evitar ser pego de surpresa ou desprevenido por qualquer um ou coisa.

Ele completou que o formato da mente de alguém que dominou a flexibilidade é de serenidade ou tranquilidade, e que uma das chaves principais do mestre espadachim é uma mente tranquila.

Faça como Musashi, faça a diferença, faça como a água!

Lembre-se, na primeira semana de novembro tem mais Musashi.

Grande Abraço,

Fábio Sampa.

Clique aqui e veja o post anterior sobre Musashi e a disciplina.

Newsletter



Receber em HTML?

Joomla Extensions powered by Joobi

Depoimentos

"Eu fui para a Ammy movida por uma postura demonstrada por seu especial coloborador (Fábio Sampa) . Reconheci nessa pessoa valores que gostaria de agregar em mim e na minha família. Ele falava comigo com segurança, com bondade, com amor... Aí resolvi convidar minha filha e meu filho para fazer o Leader Training (LT). Pedí para que pensassem durante uma semana... Quando eles disseram sim foi uma alegria muito grande. Pois os pais estão sempre buscando o melhor para seus filhos. Eu sabia que se eles fossem espontaneamente o empenho seria melhor.Durante o curso procurei deixa-los com toda a privacidade, somente assim pudemos desfrutar o máximo de aprendizado individual.
O resultado foi magnífico. Os irmãos ficaram mais próximos, a união deles com o pai é visivel, percebo que estão mais seguros, mais calmos, comigo também estão mais carinhosos.
Eu particularmente estou em estado de graça. Me sinto mais feliz dentro da minha familia.
Acho que outros pais ou mães deveriam incentivar seus filhos a fazerem o LT, sou testemunha que vale a pena."

Nelita Turcatto - Empresária

"Acredito que a capacidade de evolução é inata ao homem. Acredito que todas as pessoas podem ser líderes nas diversas áreas da vida. Acredito que o ser humano é único e especial, capaz de ser e fazer muito mais do que imagina."
Fábio Sampa

@fabiosampa orkut