No último post sobre Musashi, falei sobre as metas e a importância dela em ter grande significado pessoal, pois bem, agora vocês perceberão como o siginifado pessoal ajudá-o a transcender limites.

Apenas uma incrível autodisciplina mental, física, intelectual e espiritual pode explicar como Musahi foi capaz de se tornar o maior espadachim do Japão ainda na adolescência. Embora os registros de sua infância sejam escassos, é obvio que ele possuía uma enorme força de vontade e autodisciplina desde muito jovem.

Em seu O Livro dos 5 Aneis, Musashi escreveu que não teve professor, que foi totalmente autodidata. A afirmação é perfeitamente acreditável: se algum dos mestres no institucionalizado e ritualizado sistema de treinamento de samurais, que guardava cuidadosamente todos os registros, pudesse se vangloriar de ter um aluno como Musashi, com certeza o orgulhoso instrutor não perderia a chance de fazê-lo.

É óbvio que aos 13 anos ele era extremamente bem sucedido, pelo menos no manejo de um pedaço de madeira, tanto que não tinha receio de desafiar o guerreiro do momento, que havia tirado centenas de vidas no combate homem-a-homem.

Isso é suficiente para tornar Musashi único nos registros da história dos samurais. Foi alguém extraordinário, em qualquer perspectiva. Pode-se acreditar que, como ele mesmo afirma, a ambição com base em suas metas movida pelo grande significado pessoal, foi um sentimento que lhe apareceu muito cedo e o levou a um nível de autodisciplina inacreditável para um jovem garoto sozinho no mundo.

Talvez a melhor maneira de ilustrar o grau de autodisciplina que ele atingiu seja imaginar um jovem atleta treinando para ser campeão nas Olimpíadas sem o apoio dos treinadores, federações esportivas ou patrocinadores.

É claro que não há nada de novo sobre o papel da disciplina no desenvolvimento de qualquer tipo de habilidade. Mas os feitos de Musahi tornam evidente o fato de que, para atingir resultados inacreditáveis, é necessário apresentar uma disciplina descomunal. Esse conhecimento pode ser aplicado em qualquer empreitada.

Faça como Musashi, faça a diferença, tem tido a disciplina necessária para realizar seus sonhos?

Lembre-se, na primeira semana de outubro tem mais Musashi.

Grande Abraço,

Fábio Sampa.

Clique aqui e veja o post anterior sobre Musashi,as metas.

Newsletter



Receber em HTML?

Joomla Extensions powered by Joobi

Depoimentos

"Eu fui para a Ammy movida por uma postura demonstrada por seu especial coloborador (Fábio Sampa) . Reconheci nessa pessoa valores que gostaria de agregar em mim e na minha família. Ele falava comigo com segurança, com bondade, com amor... Aí resolvi convidar minha filha e meu filho para fazer o Leader Training (LT). Pedí para que pensassem durante uma semana... Quando eles disseram sim foi uma alegria muito grande. Pois os pais estão sempre buscando o melhor para seus filhos. Eu sabia que se eles fossem espontaneamente o empenho seria melhor.Durante o curso procurei deixa-los com toda a privacidade, somente assim pudemos desfrutar o máximo de aprendizado individual.
O resultado foi magnífico. Os irmãos ficaram mais próximos, a união deles com o pai é visivel, percebo que estão mais seguros, mais calmos, comigo também estão mais carinhosos.
Eu particularmente estou em estado de graça. Me sinto mais feliz dentro da minha familia.
Acho que outros pais ou mães deveriam incentivar seus filhos a fazerem o LT, sou testemunha que vale a pena."

Nelita Turcatto - Empresária

"Acredito que a capacidade de evolução é inata ao homem. Acredito que todas as pessoas podem ser líderes nas diversas áreas da vida. Acredito que o ser humano é único e especial, capaz de ser e fazer muito mais do que imagina."
Fábio Sampa

@fabiosampa orkut