O samurai mais notável e famoso do Japão foi o lendário Miyamoto Musashi, nascido em 1584 e morto por causas naturais em 19 de maio de 1645, aos 61 anos. Os japoneses o consideram a síntese  dos mais admiráveis traços da herança samurai que eles preservaram, a habilidade de focar em metas específicas, o contínuo esforço para melhorar, a dedicação à qualidade, a diligênciqa, a perseverança e o espírito insaciável.

Musashi, saiu de casa ainda muito cedo e sempre se virou sozinho, teve seu primeiro duelo aos 13 anos, vencendo com um pedaço de madeira seu temido e extramente habilidoso inimigo com sua katana(espada). Musashi captava e absorvia a essência de tudo o que observava e torná-la parte de seus conhecimentos e era invencível no combate mão-a-mão.

Musashi em toda sua vida venceu todos os combates e se tornou muito conhecido. Além dos duelos, ele tornou-se mestre de pintura, calígrafo, poeta, criador de jardim e escultor. Em um determinado momento, ele parou de matar seus inimigos, passou apenas a evitarque o matassem, defendendo-se at[e que os adversários estivessem exaustos e disistissem, ou at[e que eles recohecessem não poder vencê-lo e deixassem de lutar. Isso aconteceia geralmente depois de algumas tentaivas de seus inimigos de derrubá-lo, reconhecendo que não havia maneira de encontrar uma falha em suas táticas defensivas.

Em 1640, Tadatoshi Hosokawa, senhor do feudo Hosokawa, em Kumamoto, pediu a Musashi que escrevesse a essência de seu estilo de luta. Em Janeiro do ano seguinte, Musashi presenteou Hosokawa com o um manuscrito de 30 páginas entitulado Os 35 Artigos das Artes Marciais, que na verdade continha 36 artigos. Esse manuscrito serviu de esboço para que Musashi escrevesse o famoso Go Rin No Sho (O Livro dos 5 Anéis).

Na arte da luta de espadas e sobre como sobreviver, uma de suas regras era que a única meta em uma vitóriaera vencer, e vencer absolutamente. Essa era a base de sua filosofia e tornou-se o coração de Go Rin No Sho, no qual ele estabelece os princípios de suas técnicas para a vitória.

Assim como os manuais de "Arte da Guerra" escritos por Sun Tzu, o gabnuloso mestre militar da China antiga, as estratégias e táticas de Musashi são baseadas em conhecimentos profuntos da natureza humana combinados com um nível incomum de pragmatismo. Seus preceitos sobre luta e sucesso em todos os ambientes proporcionam lições valiosas para qualquer um que enfrenta desafios, seja no campo dos negócios, nos esportes ou para os "guerreiros" do dia-a-dia.

A cultura samurai, criada durante um período de aproximadamente 700 anos pela classe dominante de guerreiros japoneses e sintetizada em O Livro dos 5 Anéis, ainda influencia cada faceta do modo japonês de pensar e agir.

Fiquem ligados nesse Blog, pois na primeira semana de cada mês, traduzirei as lições de Musashi para o mundo atual com a proposta de mostrar como usar a estratégia dos samurais para vencer qualquer batalha da vida moderna.

Faça como Musashi, faça a diferença.

Prepare-se para encontrar sua força interior!

Lembre-se, na primeira semana de agosto tem mais Musashi.

Grande abraço,

Fabio Sampa

Newsletter



Receber em HTML?

Joomla Extensions powered by Joobi

Depoimentos

"A comunicação fica muito mais fácil quando existe sensibilidade, percepção, conhecimento e talento. Conhecemos Fábio Sampa através da ProScore. Como parceiros de trabalho na organização do evento ProScore - 10 anos pudemos acompanhar de perto a percepção e talento na condução de temas tão importantes nas empresas hoje em dia. Transformou as ações propostas em interações e viabilizou a comunicação entre a empresa e seus colaboradores. Os objetivos foram alcançados e as expectativas superadas!"

Helena Asse - Sócia Executiva da Agência Maples

"Acredito que a capacidade de evolução é inata ao homem. Acredito que todas as pessoas podem ser líderes nas diversas áreas da vida. Acredito que o ser humano é único e especial, capaz de ser e fazer muito mais do que imagina."
Fábio Sampa

@fabiosampa orkut