O samurai mais notável e famoso do Japão foi o lendário Miyamoto Musashi, nascido em 1584 e morto por causas naturais em 19 de maio de 1645, aos 61 anos. Os japoneses o consideram a síntese  dos mais admiráveis traços da herança samurai que eles preservaram, a habilidade de focar em metas específicas, o contínuo esforço para melhorar, a dedicação à qualidade, a diligênciqa, a perseverança e o espírito insaciável.

Em o livro dos 5 anéis, Miyamoto Musashi faz duas observações elementares sobre como estabelecer metas: primeiro, você deve escolher uma meta antes de antingi-la; segundo, quanto mais difícil e arriscada é sua meta, mais esforço você dispenderá para alcançá-la.

A meta de Musahi, que ele estabeleceu ainda antes de chegar a adolescência , era tornar-se o melhor espadachim do mundo. É uma meta ambiciosa em qualquer época, ainda mais em um tempo em que a habilidade com as espadas era uma questão de vida ou morte para a classe que dominava o Japão.

No último post sobre Musashi, falei sobre as metas e a importância dela em ter grande significado pessoal, pois bem, agora vocês perceberão como o siginifado pessoal ajudá-o a transcender limites.

Apenas uma incrível autodisciplina mental, física, intelectual e espiritual pode explicar como Musahi foi capaz de se tornar o maior espadachim do Japão ainda na adolescência. Embora os registros de sua infância sejam escassos, é obvio que ele possuía uma enorme força de vontade e autodisciplina desde muito jovem.

A água era um dos "cinco anéis" que estão na base das estratégias e táticas de luta de Musashi. Ele a escolheu porque é a mais flexível de todas as coisas na natureza, se adaptando instantaneamente e sem esforço a qualquer formato que encontrar. Além disso, a água se move na direção de menor resistência, sem qualquer esforço, e eventualmente supera até as barreiras mais poderosas. Musahi também observou que, quando os esforços são bloqueados e o progresso não pode ser alcançado devido a algum adversário, é necessário imitar a água que estava represada e, repentinamente , romper as barreriras com força e velocidade incríveis.

Newsletter



Receber em HTML?

Joomla Extensions powered by Joobi

Depoimentos

"Eu fui para a Ammy movida por uma postura demonstrada por seu especial coloborador (Fábio Sampa) . Reconheci nessa pessoa valores que gostaria de agregar em mim e na minha família. Ele falava comigo com segurança, com bondade, com amor... Aí resolvi convidar minha filha e meu filho para fazer o Leader Training (LT). Pedí para que pensassem durante uma semana... Quando eles disseram sim foi uma alegria muito grande. Pois os pais estão sempre buscando o melhor para seus filhos. Eu sabia que se eles fossem espontaneamente o empenho seria melhor.Durante o curso procurei deixa-los com toda a privacidade, somente assim pudemos desfrutar o máximo de aprendizado individual.
O resultado foi magnífico. Os irmãos ficaram mais próximos, a união deles com o pai é visivel, percebo que estão mais seguros, mais calmos, comigo também estão mais carinhosos.
Eu particularmente estou em estado de graça. Me sinto mais feliz dentro da minha familia.
Acho que outros pais ou mães deveriam incentivar seus filhos a fazerem o LT, sou testemunha que vale a pena."

Nelita Turcatto - Empresária

"Acredito que a capacidade de evolução é inata ao homem. Acredito que todas as pessoas podem ser líderes nas diversas áreas da vida. Acredito que o ser humano é único e especial, capaz de ser e fazer muito mais do que imagina."
Fábio Sampa

@fabiosampa orkut