"Dos 2.000 colaboradores, sabe quantos nós consideramos importantes? Todos! As pessoas precisam acreditar que estão no rumo certo: a pessoa certa no lugar certo, fazendo a coisa certa." (Rolim Adolfo Amaro, TAM)

salto_vara

Havia um atleta que praticava a prova de "salto com vara" fazia vários anos. Experiente, seu sucesso era o resultado de exaustivos treinamentos, disciplina e muita motivação. Para cada série que dava de dez saltos, ele coseguia ultrapassar o sarrafo em oito vezes no mínimo, na altura do seu recorde.

Acostumado aos desafios, aceitou o convite para fazer uma série especial de dez saltos, para uma pesquisa. O objetivo básico desta experiência era avaliar a sua capacidade em executar repetidamente, e com sucesso, as técnicas do salto. Haveria, porém, uma pequena diferença: ele iria fazer todos os movimentos completos de um salto, mas não existiria nenhum sarrafo a ser ultrapassado no alto das barras. Claro que sua primeira reação foi a de estranhar a proposta, pois em toda sua vida ele não tinha praticado o salto sem o sarrafo. Ficou refletindo como seria estrano correr, saltar com toda a técnica e ultrapassar um sarrafo imaginário. Mesmo assim, o atleta executou o que estava combinado.

Indagado sobre a experiência, ele afirmou que não havia alterado nada na sua técnica de salto. Mas o que ele não sabia é que os estudiosos haviam instalado células fotoelétricas nas barras verticais, na mesma altura de seu recorde. Com elas os pesquisadores verificavam a cada salto se ele conseguia ultrapassar ou não a meta imaginária (que ele não via).

Nos dez saltos, seu desempenho não foi dos melhores: o "sarrafo eletrônico" só foi ultrapassao em apenas quatro vezes (bem abaixo do normal)!

Para completar a pesquisa, solicitaram ao atleta que fizesse a outra série de dez saltos, desta vez com o sarrafo colocado na altura do seurecorde. Seu desempenho voltou a ser o mesmo de sempre.

Essa simples história, tem como objetivo mostrar o quanto o estabelecimento de metas é fundamental para o ser humano. Apesar de ter repetido rigorosamente todos os movimentos do salto, o atleta demonstrou um desempenho aquém do normal, pois a suam meta não estava "visível", não era "clara" para ele. Por mais que ele tenha se esforçado em executar as tarefas que  normalmente realiza, o simples fato de não poder "visualizar" a meta a ser atingida comprometeu seu desempenho.

Quando as pessoas não tem metas claras e possíveis a seguir, não devemos esperar que alcancem necessariamente bons resultados. Um líder que faz a diferença estabelece as metas a serem seguidas, se possível, com a participação de seus liderados, e divulga-as de forma bem "clara" para que todo o grupo possa "dar o salto para vencer o sarrafo".

Faça a diferença você tambem!

Fábio Sampa

Newsletter



Receber em HTML?

Joomla Extensions powered by Joobi

Depoimentos

"A comunicação fica muito mais fácil quando existe sensibilidade, percepção, conhecimento e talento. Conhecemos Fábio Sampa através da ProScore. Como parceiros de trabalho na organização do evento ProScore - 10 anos pudemos acompanhar de perto a percepção e talento na condução de temas tão importantes nas empresas hoje em dia. Transformou as ações propostas em interações e viabilizou a comunicação entre a empresa e seus colaboradores. Os objetivos foram alcançados e as expectativas superadas!"

Helena Asse - Sócia Executiva da Agência Maples

"Acredito que a capacidade de evolução é inata ao homem. Acredito que todas as pessoas podem ser líderes nas diversas áreas da vida. Acredito que o ser humano é único e especial, capaz de ser e fazer muito mais do que imagina."
Fábio Sampa

@fabiosampa orkut