Se você é líder de um grupo e deseja gerar um processo de mudança em sua equipe, é importante ter consciência de primeiro gerar um processo de mu danç a em você. Claro que para isso é necessário maturidade  para perceber que não adianta mudar o outro se não conseguir transformar-se.

O pai que chega em casa, atira um sapato para cada lado não pode exigir comportamento diferente do filho, alias papais fiquem atentos porque nossos filhos aprendem principalmente pelo que fazemos ao invés do que dizemos, eles crescem olhando nossas costas e seguindo nossos pés.

"Alguém que está comprometido com a mudança precisa, sobretudo, despir-se da arrogância da certeza, a jóia mais brilhante da coroa do individualista."

 

Aquele que acha que sabe tudo, decide tudo, pensa que o mundo não "anda" sem ele, não precisa ouvir a opnião alheia, nem saber as necessidades deles, nem tão pouco achar que as coisas que são do seu jeito precisam ser mudadas, afinal sabe tudo não é?

Os construtores do Titanic fizeram um navio indestrutível que não durou uma viagem. O reino espanhol, para destruir a Inglaterra, lançou ao mar a Invencível Armada, derrotada pelos ingleses. Na final da Copa 1954 contra a Alemanha, na Suíça, o capitão da seleção húngara, entrou em campo mesmo machucado pq queria erguer a taça. O s húngaros tinha tanta certeza de sua superioridade que se julgavam capazes de vencer com um jogador a menos. Foram derrotados por 3 a 2. Na Olimpíada de Berlim, em 1936, Hitler acomodou-se na tribuna de honra para ver seu campeão ariano ganhar a medalha de ouro dos 100 metros rasos. Viu um sensacional negro americano chamado Jesse Owens chegar em primeiro lugar. Em 1950, as vésperas da decisão com o Uruguai na Copa do Mundo, a seleção brasileira fez um churrasco comemorativo e posou com a faixa de campeã para adiantar o expediente dos jornais da segunda-feira. Todos sabem o que aconteceu.

Portanto líder, faça a diferença, sua história pode ser diferente, pode ser uma lição de humildade com muito sucesso e felicidade.

Se vc conhece outras histórias onde a falta de humildade levou ao fracasso, por gentileza, comente aqui para que possa ser compartilhada e ajude a reforçar que sendo humilde só temos a ganhar.


Grande abraço,

Fábio Sampa.

PS: créditos desse material a Roberto Shinyashiki - livro: Os Donos do Futuro.

Newsletter



Receber em HTML?

Joomla Extensions powered by Joobi

Depoimentos

"A palestra do Fábio Sampa foi fundamental para o evento de integração da Konfide/Elementa, pois mostrou a importância de cada pessoa assumir seu papel como colaborador pró-ativo em busca de soluções para a empresa. Com apoio de imagens e dinâmicos, mostrou como devemos "pensar fora do quadrado" e sempre nos questionar "o que mais posso fazer para melhorar?". Destacou que cada um tem o poder de ESCOLHA de como irá conduzir sua vida. Ficamos contentes em tê-lo convidado para fechar nosso evento!"

Márcio Okabe - Sócio diretor da Konfide Marketing Digital www.konfide.com.br

"Acredito que a capacidade de evolução é inata ao homem. Acredito que todas as pessoas podem ser líderes nas diversas áreas da vida. Acredito que o ser humano é único e especial, capaz de ser e fazer muito mais do que imagina."
Fábio Sampa

@fabiosampa orkut