Clique, veja, comente!

ainstein

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.

desesperoÉ isso ai, num dia dá tudo certo e no outro as coisas já não são tão perfeitas assim... Se você é "gente" como eu, com certeza já passou por isso também. Então caso ainda não conheça, compartilho um poema de Márcia Duarte que li no orkut da Fernanda.

hardy-ligeirinhoJá parou para pensar como você tem se comportado?
Será que o seu pensamento interno é "Oh dia, oh vida, oh azar!!!" como o Hardy ou é "Arriba, arriba, arriba!!!!" como o Ligeirinho?
Como você tem escolhido ser?

Você já parou para pensar como seu comportamento impacta na vida de outras pessoas, que impactam na vida de outras, e de outras, e de outras, até impactar em você?

Você já parou para pensar como seu comportamento impacta em você?

Você anda violando suas características e vocações naturais?

Será que seus comportamentos estão congruentes com o seu Eu?

Em 1984 na cidade de Los Angeles, o mundo acompanhou emocionado na primeira maratona feminina em uma Olimpíada, a superação e a determinação da suiça Gabrielle Andersen.

O motivo que a levou chegar até o fim da prova sem desistir não sei dizer, mas com certeza ela sabia. Talvez tenha sido amor a pátria, honra, legado, família ou qualquer outro motivo que com certeza pra ela foi muito forte capaz motiva-la a transcender limites.

A água era um dos "cinco anéis" que estão na base das estratégias e táticas de luta de Musashi. Ele a escolheu porque é a mais flexível de todas as coisas na natureza, se adaptando instantaneamente e sem esforço a qualquer formato que encontrar. Além disso, a água se move na direção de menor resistência, sem qualquer esforço, e eventualmente supera até as barreiras mais poderosas. Musahi também observou que, quando os esforços são bloqueados e o progresso não pode ser alcançado devido a algum adversário, é necessário imitar a água que estava represada e, repentinamente , romper as barreriras com força e velocidade incríveis.

Que tal ser um Líder apaixonado? Não me refiro a paixão cega ou egoica, mas sim a paixão que cativa, que envolve, que une e reune. Que inova. Paixão que transforma os olhos em estrelas, a ação em feitos, e feitos em história. Paixão congruente. Paixão do coração.

Se ainda não é um líder apaixonado, talvez esteja lutando pela "causa" errada. Já parou para pensar qual é sua missão de vida? O que você faz está congruente com os seus valores? Que legado quer deixar?

 
Se você é líder de um grupo e deseja gerar um processo de mudança em sua equipe, é importante ter consciência de primeiro gerar um processo de mu danç a em você. Claro que para isso é necessário maturidade  para perceber que não adianta mudar o outro se não conseguir transformar-se.

O pai que chega em casa, atira um sapato para cada lado não pode exigir comportamento diferente do filho, alias papais fiquem atentos porque nossos filhos aprendem principalmente pelo que fazemos ao invés do que dizemos, eles crescem olhando nossas costas e seguindo nossos pés.

No último post sobre Musashi, falei sobre as metas e a importância dela em ter grande significado pessoal, pois bem, agora vocês perceberão como o siginifado pessoal ajudá-o a transcender limites.

Apenas uma incrível autodisciplina mental, física, intelectual e espiritual pode explicar como Musahi foi capaz de se tornar o maior espadachim do Japão ainda na adolescência. Embora os registros de sua infância sejam escassos, é obvio que ele possuía uma enorme força de vontade e autodisciplina desde muito jovem.

A poucos minutos atrás foi dia dos pais, só não escrevi antes porque até agora pouco estava curtindo meus filhos, e olha, ser pai não é mole não, aliás para ser pai tem que ser o cara, não sei se sou o cara, mas dou o melhor de mim todos os dias. Ser pai é um exercício de liderança o tempo todo, com missão, visão e valores. É necessário controle emocional, atenção, flexibilidade, reconhecer erros, pedir desculpas quando necessário, mudar de estratégia em muitos momentos, ser energico, ser amoroso, dar oportunidades, possibilitar o aprendizado, dar feedbacks, ser congruente, orientador, motivador, criativo, e tudo mais que um bom líder precisa ter.

Hoje quero compartilhar com vocês alguns vídeos com cenas de dois sucessos de hollywood com o pai em ação.

Em o livro dos 5 anéis, Miyamoto Musashi faz duas observações elementares sobre como estabelecer metas: primeiro, você deve escolher uma meta antes de antingi-la; segundo, quanto mais difícil e arriscada é sua meta, mais esforço você dispenderá para alcançá-la.

A meta de Musahi, que ele estabeleceu ainda antes de chegar a adolescência , era tornar-se o melhor espadachim do mundo. É uma meta ambiciosa em qualquer época, ainda mais em um tempo em que a habilidade com as espadas era uma questão de vida ou morte para a classe que dominava o Japão.

O samurai mais notável e famoso do Japão foi o lendário Miyamoto Musashi, nascido em 1584 e morto por causas naturais em 19 de maio de 1645, aos 61 anos. Os japoneses o consideram a síntese  dos mais admiráveis traços da herança samurai que eles preservaram, a habilidade de focar em metas específicas, o contínuo esforço para melhorar, a dedicação à qualidade, a diligênciqa, a perseverança e o espírito insaciável.

Essas são as palavras do Gerenal Maximus (Russell Crowe) em uma das cenas do filme Gladiador, onde ele fala com sua tropa antes de partirem para batalha, reforçando o motivo da existência de seus homens, o "norte", a missão de cada um, a luta de todos por um ideal, por um sonho e principalmente por um legado. Em dicas no site eu recomendo esse filme. Talvez pelo gosto de praticar artes marciais sou alucinado por filmes desse gênero, aliás curto filmes de todos os tipos. Além de sermos levados pelas emoções e pela imaginação, nos filmes sempre podemos tirar alguma lição, por pior que ele seja, porém o filme Gladiador trás muitas mensagens sobre liderança, estratégia, motivação, equipe, família, honra, e muito mais. Maximus é um líder que faz a diferença não só para seus homens mas por toda Roma. Abaixo um vídeo que mostra um pouquinho do que ele trás, agora, muito mais você só saberá assistindo o filme, e caso já tenha assistido, vai um convite, que tal assistir novamente com outros olhos?

Faça a diferença você também!

Grande abraço,

Fabio Sampa

Quero compartilhar com vocês um vídeo feito por estudantes de Adm com base no livro O Monge e o Executivo, esse vídeo traz alguns pensamentos de líderes que fizeram a diferença nesse mundo como o Papa João Paulo II, Martin Luther King, Madre Tereza, Jack Welch, Jesus, entre outros. Se quiser mais informações do livro é só ir em dicas no site.

Faça a diferença você também!

Grande abraço,

Fabio Sampa

 

Newsletter



Receber em HTML?

Joomla Extensions powered by Joobi

Depoimentos

"O coaching executivo me ajudou a desenvolver habilidades que antes considerava defasadas e até mesmo a me conscientizar de outras que necessitavam de maior desenvolvimento. As ações práticas aceleraram minha caminhada e me mantiveram alinhado rumo aos meus objetivos. O interesse genuíno do coach Fábio Sampa pelo meu desenvolvimento foi fundamental, assim como seus feedbacks, que me agregaram muito conhecimento e percepções sobre mim mesmo me proporcionando ferramentas para seguir com mais tranquilidade e consciência. Agora com consciência, não só das habilidades que desenvolvi e tenho que desenvolver, mas também das minha competências, me sinto mais preparado para encontrar alternativas diante de obstáculos e decisões que ainda surgirão em minha vida profissional e pessoal. Foi um grande aprendizado."

Ludy Amano - formado em Publicidade na ESPM - Sócio-diretor da Mirago

"Acredito que a capacidade de evolução é inata ao homem. Acredito que todas as pessoas podem ser líderes nas diversas áreas da vida. Acredito que o ser humano é único e especial, capaz de ser e fazer muito mais do que imagina."
Fábio Sampa

@fabiosampa orkut